POLICIAL
Ambiental flagra aves sem autorização
A Polícia Ambiental de Guzolândia (SP), multou nesta quarta-feira (06), um homem por não deixar o plantel faúnistico atualizado por ter ave silvestre em cativeiro.
Durante Policiamento Militar Ambiental, no transcorrer da Operação “Impacto/Independência” em fiscalização de Criador Amador de Passeriformes, verificou a quantidade de 37 (trinta e sete) aves listadas no plantel virtual do criador, no entanto, ao fazer a conferência no plantel físico, acompanhados do criador, foram constatadas apenas 32 (trinta e duas) aves, tendo sido três aves que transferiu para outro criador, e duas aves que entraram em óbito. Foi verificado ainda que haviam duas aves anilhadas que não estavam em seu plantel virtual. Ainda em averiguação, foi visualizado que haviam 3 aves sem anilhas a qual duas ele ganhou e uma achou em frente a sua residência.
Cabe ressaltar que a ave anilhada que estava em sua posse e não constan em seu plantel virtual trata-se de uma ave ameaçada de extinção, sendo aplicado o devido valor a esta. Ante o exposto, conforme MENSAGEM N° 2BPAmb-081/103/23 de AGO23, foi lavrado AIA “Por deixar de manter atualizado registro de acervo faunístico em sistemas oficiais de controle da fauna”, com penalidade de multa simples no valor R$ 7.000,00 (Sete Mil) e “Por ter em cativeiro ave nativa silvestre”, com penalidade de multa simples no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos). As aves e as gaiolas ficaram apreendidas e depositadas ao infrator como fiel depositário. O Atendimento Ambiental foi agendado para 02/10/2023. A ocorrência será apresentada via Ofício ao DP Local.
Participe da comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.