POLICIAL
Justiça determina retirada de 14 animais em propriedade rural de Três Lagoas que sofriam maus tratos
Em cumprimento à determinação expedida pela Promotoria Pública de Meio Ambiente de Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), a Polícia Militar Ambiental e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Vigilância Sanitária (SMS), realizaram a apreensão de 14 animais de criação rural em um lote no Cinturão Verde.
A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (31 de agosto) após uma avaliação técnica da veterinária da SEMEA identificar situação de maus tratos de alguns animais existentes na propriedade. Conforme explicou a veterinária Marília Garbellotto, alguns animais foram flagrados em situação de maus tratos devido à extrema magreza.
“São bezerra e novilha, porcos e carneiros que estavam muito magros, sem cuidado, aparentando estarem sem alimentação. A questão abrange também a quantidade desses animais e por estarem em um local em que não é permitido a criação dessas espécies”, explicou.
O secretário da pasta, José Mauro De Grandi Júnior, esclarece que tão logo receberam a denúncia, a equipe se dirigiu à propriedade para apuração. “Nesta fiscalização, algumas irregularidades foram identificadas, sendo que a principal é a proibição de criação de animais rurais e de grande porte no Cinturão Verde. Esta norma está no regulamento do Cinturão Verde, o que não pode ser desobedecido”.
Todavia, o secretário explica que nenhuma ação é realizada abruptamente, sem o conhecimento da parte implicada. “Nós conferimos a denúncia, sempre comunicamos e alertamos o denunciado das irregularidades, para posteriormente cumprirmos a determinação. Nesta específica a Promotoria se pronunciou e decidiu pela apreensão dos animais”, completou.
Os animais estão sendo levados para o espaço adaptado para animais de grande porte para receberem os cuidados necessários.
Lembrando que em caso de maus tratos, o animal não volta para o dono”, reiterou.
A multa por maus tratos varia entre R$ 500 e R$ 3 mil, dependendo da gravidade, porte do animal e quantidade.
CCZ
A equipe do CCZ participou da ação e realizou a coleta de sangue dos cachorros existentes no lote.
DENÚNCIAS
A população pode colaborar contra o crime de maus tratos e animais de grande porte na rua, denunciando para Polícia Militar Ambiental no telefone (67) 3929-1360, ou para a Secretaria do Meio Ambiente e pelo telefone (67) 3929-1852 ou (67) 99277-8539.
Participe da comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.