ENTRETENIMENTO
Águas Andradina e Castilho divulgam programação de atividades da educação ambiental
Neste mês em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a equipe de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da Águas Andradina e da Águas Castilho, empresas do grupo Igua Saneamento e Sabesp, divulgam uma série de ações.
A semana começou com muita informação. Nesta segunda-feira (05/06), data em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada uma sensibilização com os colaboradores das concessionárias sobre a importância deste tema. Na parte da tarde, aconteceu mais uma edição do projeto Você no Saneamento com a participação de crianças atendidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Castilho. Eles conheceram de perto as instalações da Águas Castilho.
Ações nas escolas
Você sabia que uma garrafa pet leva ao menos 400 anos para se decompor na natureza? Nas mãos da Cia. Bonecos Urbanos, o que estava destinado ao lixo, vira arte e educação ambiental em espetáculos de teatro e oficinas.
E essa consciência ambiental será passada para cerca de 3 mil alunos e professores de Andradina e Castilho, por meio do Bonecos Urbanos em Ação – uma iniciativa apoiada pela Iguá Saneamento, uma das controladoras da Águas Andradina e Águas Castilho, concessionárias de água e esgoto dessas cidades. Esse trabalho é uma realização do Ministério da Cultura por meio da lei de incentivo à cultura com patrocínio da Iguá Saneamento e apoio cultural da Águas Andradina e Águas Castilho e prefeituras dessas cidades. As atividades vão começar a partir de julho.
“Esse assunto é tão relevante globalmente que a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o tema “soluções para a poluição plástica” para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023. Esta ação reafirma o compromisso das concessionárias com os princípios ESG (Meio Ambiente, Social e Governança)”, explica o diretor geral da Águas Andradina e Águas Castilho, Luís Guilherme Bizelli
“A ideia é levar arte para quem nunca pisou em um teatro e, principalmente, usar a linguagem lúdica para trabalhar conceitos de preservação ambiental e diversidade. E, principalmente, despertar nos professores e alunos envolvidos um novo olhar para o lixo por meio das oficinas. Garrafas pets, tampas e meias usadas viram bonecos, despertando o interesse pela arte do teatro e consciência ambiental em quem participa”, explica André Luiz, integrante da Cia e idealizador do projeto. A Cia Bonecos Urbanos tem 25 anos de história, entre os trabalhos de manipulação e confecção de bonecos para produções de Teatro e Audiovisual, seus atores marcam presença na televisão em programas como o Cocoricó, da TV Cultura.
“Investir em projetos de responsabilidade social e ambiental faz parte da nossa rotina durante o ano todo e tem ganhado cada vez mais força, impactando de forma positiva a vida de quem mora nas comunidades onde atuamos. Desta forma, assumimos cada vez mais protagonismo nessa missão de transformação para um desenvolvimento sustentável”, afirma Bizelli.
As ações começam a partir de julho e vão até agosto. As oficinas para alunos e educadores serão exclusivas para as escolas da rede municipal de ensino
Confira a programação completa: