ENTRETENIMENTO
Autismo é debatido entre educadores e profissionais da saúde em Castilho
Na noite desta sexta-feira (17) o auditório do CIEC ficou repleto de educadores, pais e profissionais de Saúde, Assistência Social e representantes da sociedade civil para assistirem a palestra proferida pela psicóloga Patrícia Mattos, especialista em ABA. A informação é do Grupo Portal.
O tema “Amor, Respeito e Tolerância – Ingredientes Fundamentais no Acolhimento a Autistas” foi desenvolvido de maneira ímpar, com um rico conteúdo e um derramar de informações que inevitavelmente, confrontaram o dia a dia dos pais e familiares que convivem com pessoas autistas com as experiências de profissionais especializados nestas necessidades especiais.
O evento é o primeiro de uma série de atividades que serão realizadas pela Secretaria Municipal de Educação alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no próximo dia 02 de abril. Para secretária de Educação, Silvânia Cintra, a capacitação é de extrema importância não apenas para os professores, mas também para os pais e profissionais de Saúde e Assistência Social:
“A inclusão das pessoas com necessidades especiais em nossa sociedade ainda está longe de ser considerada ideal. Temos muito a aprender e muito a fazer para que este assunto seja tratado com o devido respeito. Mas Castilho está se mobilizando para agilizar todo este processo e temos recebido total apoio dos pais, professores e principalmente do nosso prefeito Paulo Boaventura, que participa ativamente de nossas propostas de melhorias na Educação Municipal”.
Entre as medidas pioneiras adotadas pela Administração castilhense, estão a criação da Sala Multisensorial do CIEC, que reúne profissionais capacitados para acolher as crianças e pais da rede municipal de ensino, e avaliar cada caso para propor planos de ação capazes de facilitar este processo de inclusão social.
Outra medida de grande impacto adotada pela Secretaria de Educação nesta gestão foi a criação de uma pasta exclusiva para trabalhar a “Educação Especial”, dado maior dinamismo no atendimento dos alunos e capacitação dos profissionais de Educação. A secretária adjunta de Educação, Valéria Moraes, responsável pela pasta especial, comentou sobre as conquistas da secretaria e seu desenvolvimento:
“Em Castilho, temos atualmente 52 crianças com necessidades especiais atendidas pela Secretaria de Educação. Além deste número recorde na história local, também é a primeira vez que uma professora especialista é designada exclusivamente para coordenar as ações nas escolas, conversar com as crianças e também com os pais. Estamos nos especializando e os resultados são positivos”.
Para finalizar esta primeira noite das ações municipais, Patrícia Mattos sensibilizou o público ao mesclar sua experiência profissional nas áreas de Educação e Psicologia, com a de uma mãe de criança autista. Ao intercalar acontecimentos do seu cotidiano com as vivências profissionais, ela demonstrou maestria para tratar sobre os eixos principais de sua palestra, que são justamente o amor, o respeito e a tolerância.