REGIÃO
Governador Tarcísio recebe piscicultores e reforça Plano de Ação contra morte de peixes no Rio Tietê

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, recebeu piscicultores afetados pela morte de peixes no rio Tietê e reforçou o plano de ação para combater o problema nesta terça-feira, 25 de março. A morte de peixes é causada pela proliferação de algas e macrófitas na água, que é resultado de atividades humanas que poluem os corpos d’água. A informação é do Roni Paparazzi e Foto: Governo de SP.
Durante a reunião, o governador determinou um diagnóstico completo da situação dos pescadores para estabelecer medidas emergenciais de auxílio. Além disso, o governo estadual disponibilizou assistência técnica e pesquisa aos afetados pela morte de peixes no rio Tietê.
O plano de ação inclui a criação de um Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) para fiscalizar despejos irregulares nas bacias hidrográficas do Tietê. O GFI será composto por membros da Secretaria Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Polícia Ambiental e das prefeituras das cidades cortadas pelo rio.
A morte de peixes no rio Tietê é um problema que afeta não apenas os piscicultores, mas também o meio ambiente e a saúde pública. O governo estadual está trabalhando para resolver o problema e garantir a qualidade da água no rio Tietê.