POLICIAL
Guarda-Vidas temporário recebe Medalha de Coragem por salvamento de criança de 12 anos

Um ato de bravura e coragem foi reconhecido e homenageado nesta quarta-feira (26/02). Gabriel Henrique Santana de Freitas, um guarda-vidas temporário de 20 anos, recebeu uma medalha de coragem por salvar uma criança de 12 anos que se afogava no mar em Guarujá, no litoral de São Paulo. A informação é do Roni Paparazzi e Foto: Governo de São Paulo/Divulgação.
O salvamento ocorreu no domingo, 9 de fevereiro, quando Gabriel enfrentou ondas de mais de dois metros para chegar até a vítima. Após o resgate, Gabriel e os demais guarda-vidas que atuaram na ocorrência, além de três policiais militares, foram homenageados no Quartel Geral da Polícia Militar, no centro da capital.
Essa é a segunda vez que Gabriel atua como guarda-vidas temporário e afirmou que nunca enfrentou um resgate tão difícil quanto esse. Agora, Gabriel pensa em prestar concurso para a Polícia Militar e passar a atuar como bombeiro.
O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) salvou mais de 95 mil pessoas em 30 anos e, somente em 2024, resgatou 3,4 mil vítimas no litoral paulista. O Governo do Estado de São Paulo autorizou a contratação de 600 guarda-vidas para reforçar a segurança dos banhistas durante o verão.