REGIÃO
São Paulo já emitiu mais de 2 milhões de Carteiras de Identidade Nacional (CIN)

A emissão da CIN foi iniciada em janeiro de 2024 e já ultrapassou a marca de 2 milhões de emissões. Esse sucesso é resultado da ampliação dos serviços digitais oferecidos pelo Poupatempo, que registrou mais de 17 milhões de atendimentos presenciais e 37 milhões de serviços iniciados pelo portal e aplicativo entre janeiro de 2024 e 2025. A informação é do Roni Paparazzi e Foto: Governo de SP.
Para solicitar a CIN, os cidadãos podem procurar uma das mais de 240 unidades do Poupatempo espalhadas pelo estado. O atendimento deve ser agendado previamente, sem custos, pelo portal do Poupatempo, aplicativo Poupatempo (SP.GOV.BR), totens de autoatendimento ou via WhatsApp.
A CIN oferece várias vantagens, como:
- Número único nacional: A CIN utiliza o número do CPF como Registro Geral Nacional, eliminando duplicidades e reduzindo o risco de fraudes.
- Versão digital: A CIN está disponível no aplicativo (link unavailable), no menu “Carteira de Documentos”.
- QR Code: A CIN conta com um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e consultar se ele foi furtado ou extraviado.
- Acessibilidade: A CIN oferece acessibilidade para pessoas com deficiência, com a possibilidade de incluir símbolos específicos e utilizar recursos de acessibilidade.