REGIÃO
Cuidados com as Ondas de Calor Extremo: Saiba como proteger sua saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) alerta a população para os cuidados necessários com as ondas de calor extremo no estado. Com as altas temperaturas, é fundamental reforçar a hidratação, principalmente, de bebês, crianças e idosos. A informação é do Roni Paparazzi e Foto: Pablo Jacob/Governo de SP.
Hidratação e Prevenção
Para prevenir quadros de desidratação, recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros de água para adultos, uso de protetor solar, roupas leves, leques, evitar exposição direta ao sol e não praticar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia.
Cuidados Especiais
- Bebês: O leite materno é o principal recurso para evitar e tratar a desidratação. Deixar os bebês apenas de fralda e trocá-la com frequência pode aliviar nos dias mais quentes.
- Idosos: É fundamental estimular o consumo de líquidos, como água, sucos naturais e chás, além de oferecer alimentos ricos em água, como frutas e sopas.
Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar
A Pasta também alerta para o risco de doenças de transmissão hídrica e alimentar relacionadas ao calor. É importante se certificar de que a água de consumo seja potável e os alimentos sejam higienizados adequadamente.
Sintomas de Infecção
Caso apareça algum sintoma, como febre, vômito, náuseas, dor abdominal, dor de cabeça e tonturas, é importante buscar auxílio médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa.