REGIÃO
Secretaria Municipal de Saúde inicia testes rápidos para diagnóstico da dengue em Castilho

A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta semana à realização de testes rápidos para diagnóstico da dengue nas unidades básicas de saúde. O objetivo é permitir um diagnóstico rápido e acompanhamento dos pacientes, além de nortear o trabalho da equipe de vetores no controle do mosquito transmissor. A informação é do Roni Paparazzi e Foto: Prefeitura de Castilho.
Como funciona o teste rápido
Todo paciente notificado como suspeito de dengue poderá realizar o teste na hora, desde que esteja até o 5º dia do início dos sintomas. O médico pode solicitar o hemograma, que será realizado em laboratório, e pedir retorno para reavaliação.
Atendimento nas UBS
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão preparadas para atender suspeitos de dengue, incluindo a realização de hidratação venosa, caso necessário, sem a necessidade de o paciente se locomover até o hospital.
Boletim Epidemiológico da Dengue
De acordo com o 2º Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Castilho, os casos positivos de dengue praticamente dobraram em apenas 15 dias, passando de 17 para 31 casos confirmados.
Prevenção é fundamental
A Secretaria de Saúde reforça a importância de manter quintais limpos e sem recipientes com água parada, além de procurar uma unidade de saúde em caso de sintomas como febre, dor no corpo e dor de cabeça.