REGIÃO
Polícia Científica de São Paulo: 27 anos de excelência na Justiça

A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) comemora 27 anos de fundação como referência em serviço forense no Brasil. Com uma solenidade realizada na quarta-feira (12/02), a instituição celebrou seu aniversário e destacou seus avanços tecnológicos e contribuições para a Justiça. A informação é do Roni Paparazzi e Foto: SSP.
Avanços Tecnológicos
- Laboratório de Balística: Inaugurado em dezembro do ano passado, é o maior da América Latina, com investimento de R$ 11 milhões.
- Laboratório de Genética Criminal: O maior do Brasil, responsável por analisar provas e exames de DNA para auxiliar no esclarecimento de crimes.
- Sala Lilás do IML: Espaço com foco no atendimento humanizado para mulheres e menores de idade vítimas de violência doméstica e familiar.
Contribuições para a Justiça
- Provas Técnicas: A SPTC produz provas técnicas por meio da análise científica de vestígios, auxiliando a Polícia Civil nas investigações.
- Exames Periciais: Foram realizados um milhão de requisições de exames periciais em 2024, com uma média de 80 mil atendimentos por mês.
- Formação de Profissionais: Foram formados 173 policiais técnico-científicos, com 24 médicos-legistas em curso e concursos em andamento para preencher mais vagas.