REGIÃO
Febre Amarela: Casos Confirmados em Macacos em São Paulo; Vacinação é Principal Ferramenta de Prevenção
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) confirmou que exames realizados em um primata em Pinhalzinho, na região de Campinas, e outros quatro em Ribeirão Preto, testaram positivo para febre amarela. A SES-SP ressalta que os animais não transmitem a doença, e a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle. A informação é do Roni Paparazzi e Foto: Divulgação/Governo de SP.
Foram enviadas 55 mil doses da vacina para Ribeirão Preto e 75 mil doses para a região de Campinas. A vacinação seletiva da população não vacinada nas áreas afetadas está em andamento.
Os sintomas iniciais da febre-amarela incluem:
Sintomas Iniciais
- Início súbito de febre
- Calafrios
- Dor de cabeça intensa
- Dores nas costas
- Dores no corpo em geral
- Náuseas e vômitos
- Fadiga
- Fraqueza
A vacina contra a febre amarela integra o calendário de vacinação e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado. A conscientização da população sobre a importância da imunização de rotina é essencial para prevenir casos graves e proteger a saúde.
Recomendações de Vacinação
- Crianças menores de 5 anos: duas doses (aos 9 meses e 4 anos)
- Crianças a partir dos 5 anos: dose única
- Viajantes para áreas de mata: vacinação com pelo menos 10 dias de antecedência
Siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook participe da nossa comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias da região de Araçatuba do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.