POLICIAL

Tecnologia de ponta na segurança pública: GATE da PM utiliza equipamento que detecta vida em ocorrências críticas

O Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar de São Paulo (PMSP) conta com um equipamento de tecnologia avançada para auxiliar em ocorrências que envolvem reféns ou ameaças suicidas. Trata-se do Xaver 400, um dispositivo que detecta sinais de vida através de paredes e outros materiais sólidos. A informação é do Roni Paparazzi e Foto: Divulgação/Governo de SP..

Desenvolvido internacionalmente, o Xaver 400 emite ondas de rádio de baixa frequência que permitem identificar respiração, movimentação, dimensão do espaço e até altura dos móveis. Essas informações são fundamentais para o gerente da crise tomar decisões assertivas.

O equipamento já foi utilizado em 185 ocorrências desde 2020, incluindo casos envolvendo reféns, ameaças suicidas e criminosos embarricados. Um exemplo notável foi o caso de um bebê de sete meses mantido refém pelo pai em um apartamento na região da República, em São Paulo. O Xaver 400 detectou que a criança estava viva, o que contribuiu para a rendição do agressor.

Para operar o equipamento, os policiais devem obter 95% de precisão em treinamentos. O Xaver 400 é alocado estrategicamente para obter detalhes precisos, e pode ser colocado no piso, teto ou parede. Em apenas 20 segundos, o dispositivo fornece informações cruciais para a equipe tática.

“Esse equipamento é fundamental para proteger vidas, tanto das vítimas quanto dos policiais”, afirma o soldado Matheus Falcão, operador da Unidade de Intervenção Tática.

Siga nossas redes sociais no Instagram Facebook participe da nossa comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias da região de Araçatuba do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar