POLICIAL
Homem que matou irmão em Castilho vai a júri popular
Colaboração: Disnei Ferreira Rodrigues*
Um homicídio ocorrido no dia 28 de outubro de 2021 em Castilho vai a júri popular no dia 5 de abril de 2023, a partir das 9h, no Fórum de Andradina.
João Natalino Dias, de 39 anos, vai responder pela acusação de ter matado a facada seu irmão, Elso Ferreira Dias, então com 44 anos.
O crime ocorreu na Avenida Samira Zar, nº 764, por volta das 17h.
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Andradina, os irmãos se desentenderam quando Natalino esfaqueou o irmão no tórax.
Conforme os autos do processo, quando a polícia chegou ao local dos fatos, o acusado estava sentado a poucos metros da vítima, calmo e confessou o crime. Ele alegou que apanhava constantemente do irmão e que já havia avisado que o mataria caso não parasse com as agressões.
Uma policial que atendeu a ocorrência relatou que o acusado disse ter levado um tapa no rosto e por isso revidou com a faca.
Na decisão do juiz que determinou o julgamento, consta ainda que “Interrogado, o réu disse que estava cortando cebola com uma faca e o seu irmão chegou lhe agredindo. Foi virar-se para se defender, com a faca na mão, e a faca acidentalmente feriu seu irmão na barriga. Virou-se apenas para se defender, com a faca na mão, mas sua intenção de esfaqueá-lo”.
A defesa do réu alega que ele agiu em legítima defesa e que o esfaqueamento teria sido acidental, mas a decisão caberá ao Tribunal do Júri que se reunirá no dia 5 de abril.
* É jornalista, advogado e professor de Língua Portuguesa e Sociologia