POLICIAL

Operação da Polícia Civil de Três Lagoas colocou como alvos crimes de furto e receptação de fios e hidrômetros de água

Na manhã desta quinta-feira (15/08), na cidade de Três Lagoas/MS, foi deflagrada pela Delegacia Regional de Polícia Civil, a “OPERAÇÃO MÃO DE FERRO”, visando a repressão aos crimes de furto e receptação de fios metálicos, hidrômetros e outros materiais recicláveis, bem como a fiscalização da regularidade do funcionamento dos estabelecimentos que comercializam tais produtos, além da orientação aos seus proprietários sobre as consequências do descumprimento dos dispositivos legais.

A operação foi coordenada pela SIG (Seção de Investigação Geral), com a participação de quase 30 (trinta) policiais civis de todas as delegacias do município, sendo empenhadas 10 (dez) viaturas.

Durante a ação policial, foram fiscalizados diversos estabelecimentos, espalhados por todas as regiões da cidade.

A operação contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Três Lagoas/MS, que disponibilizou diversos agentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria do Meio Ambiente, objetivando a fiscalização da regularidade do funcionamento dos estabelecimentos e o respeito a legislação ambiental.

Num dos pontos fiscalizados, no Jardim Alvorada, foram localizados e apreendidos mais de 70kg de fios de cobre, sem origem lícita comprovada.

A responsável pelo estabelecimento foi conduzida a sede da SIG, onde foi registrado o boletim de ocorrência pelo crime de receptação qualificada.

Outras duas pessoas também foram conduzidas a unidades policiais, uma delas até a SIG e outra até a 3ª Delegacia de Polícia Civil, onde foram ouvidas como suspeitas da prática do delito de exercício irregular de atividade, pois os estabelecimentos estavam funcionando sem o alvará exigido pela Prefeitura Municipal.

A Polícia Civil alerta aos proprietários de estabelecimentos que comercializam materiais recicláveis que a aquisição, não só de fios metálicos como de qualquer outro material sem origem lícita comprovada pode caracterizar o crime de receptação, desde a forma culposa até a forma qualificada, com penas que variam de um a oito anos de prisão.

Outro ponto esclarecido pela Polícia Civil é a existência da Lei Municipal nº 3791/2021, a qual proíbe a comercialização de cobre, alumínio e similares sem origem comprovada, de forma que no caso de serem flagrados em posse de materiais desta natureza, os responsáveis legais pelo estabelecimento poderão ser responsabilizados com penalidades administrativas junto ao município.

Por fim, foi destacado que operações dessa natureza, ou seja, de combate aos crimes de furto e receptação de fios metálicos e hidrômetros, bem como de fiscalização da regularidade formal do funcionamento dos estabelecimentos que comercializam produtos recicláveis terão outras edições ainda este ano.

A SIG de Três Lagoas/MS solicita a colaboração e apoio de toda população três-lagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de indivíduos foragidos da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.

Siga nossas redes sociais no Instagram Facebook participe da nossa comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias da região de Araçatuba do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar