ENTRETENIMENTO

SP enfatiza sustentabilidade para o agro na abertura da feira Fenasucro & Agrocana

O governador Tarcísio de Freitas ressaltou a importância da sustentabilidade no agronegócio para atrair e ampliar investimentos no estado na tarde desta terça-feira (13), durante a abertura da feira Fenasucro & Agrocana, realizada em Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto. O evento é considerado o maior do mundo no setor de bioenergia, apresentando as principais inovações tecnológicas e tendências neste mercado.

“O Brasil é uma potência agroambiental, ninguém faz o que fazemos aqui com tanta sustentabilidade. Em São Paulo, nós temos o que o mercado precisa: disponibilidade hídrica, boa infraestrutura, excelente mão de obra e oferta de energia limpa e transição energética. Preparar o estado para a economia do conhecimento é o diferencial”, disse o governador.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, e o secretário nacional de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos, também estiveram presentes na solenidade, além de parlamentares, autoridades da região e representantes do setor sucroenergético.

O evento ocorre há 30 anos no município, uma das principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do País. A geração de biocombustíveis tem impulsionado a economia de SP, garantindo o status de maior produtor mundial de cana ao país. Dos 10 milhões de hectares cultivados no Brasil, mais de 5 milhões estão em São Paulo.

“O agro de São Paulo cresceu quase 10%. Tudo isso a gente deve em grande parte ao setor sucroenergético. Quarenta por cento da nossa balança comercial vem do setor. Mais de 1 milhão de empregos, 180 biorrefinarias no nosso estado. Mas todo esse faturamento vem acompanhado de sustentabilidade”, disse o secretário Guilherme Piai.

Etanol Mais Verde

Mais cedo, também nesta terça-feira (13), a Secretaria de Agricultura firmou resolução conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo para o Protocolo Etanol Mais Verde, que soma esforços para proporcionar ações mais sustentáveis à cadeia produtiva do etanol. A iniciativa tem 130 signatárias, entre usinas e associações, e dá continuidade a uma série de acordos. A medida pretende reformular e otimizar as diretrizes do protocolo, por meio da instauração de um GT Intersecretarial.

Governador também visitou expositores

“Estamos prorrogando o nosso protocolo Etanol Mais Verde, que lá atrás já tinha uma série de compromissos, como reuso de água e eliminação da queima da palha. Temos uma cultura exemplar, que nos enche de orgulho. O Governo de São Paulo e a Secretaria de Agricultura, aliados aos produtores, que geram riqueza, vão continuar transformando esse setor e aproveitando as oportunidades”, afirmou o governador.

A Secretaria de Agricultura vem desenvolvendo ações para explorar o chamado “pré-sal caipira” com o biometano. Uma das medidas busca simplificar o licenciamento ambiental para usinas produzirem o biocombustível. O Governo de SP também preparou um projeto de lei para isentar o IPVA de caminhões e ônibus movidos a hidrogênio, biogás, biometano e os híbridos que tenham como segunda fonte o etanol, incentivando a demanda. A previsão é que 30 novas unidades sejam instaladas nos próximos dois anos, sendo 20 em São Paulo.

Siga nossas redes sociais no Instagram Facebook participe da nossa comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias da região de Araçatuba do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar