ENTRETENIMENTO

Jornada da Cidadania no CR oferece atendimentos que ajudam na reintegração social de reeducandos

O público convidado para participar da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, no Centro de Ressocialização (CR) de Presidente Prudente, em 20 de junho, desfrutou de uma verdadeira experiência de reintegração social. Com o tema “O Xadrez da Vida”, o evento destacou as escolhas que todos podem adotar no decorrer da vida como forma de estímulo positivo à reintegração social dos privados de liberdade da unidade.A Jornada é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com a Coordenadoria Regional de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste).

“É com imensa satisfação que represento nesta solenidade nossa equipe que, com seu valoroso empenho, contribuiu para a concretização deste evento. Todas as decisões foram discutidas com a participação de servidores e colaboradores”, enfatizou a Diretora Técnica da Unidade, Mirian Barrocal Tardim Collete.

O tema “O Xadrez da Vida” foi inspirado no filme Jogada de Rei, que narra a história real de um ex-presidiário. De volta à liberdade, ele tenta recomeçar a vida trabalhando como faxineiro em uma escola pública. O local enfrenta diversos transtornos causados por um grupo de alunos que davam problemas, que conseguiram até mesmo expulsar uma professora. Encarregado de tomar conta deles, o personagem tem uma ideia: criar um clube de xadrez para ensiná-los a pensar antes de agir.

“Fizemos um paralelo entre o jogo de xadrez e a experiência da vida, pois podemos, através de nossas escolhas, mudar a nossa realidade, vencer o preconceito e fazer a diferença”, refletiu a gestora.
De acordo com ela, seja na Jornada ou na rotina da unidade, são oferecidas oportunidades aos reeducandos para que o processo de ressocialização verdadeiramente ocorra, mas cabe a cada um deles a decisão pela transformação.

A Coordenadora Carolina Passos Branquinho Maracajá da Silva, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, conta que, desde 2015, a Jornada da Cidadania tem sido um agente transformador não só de privados de liberdade, mas também da sociedade.

“Que vocês digam sim para cada oferta desta Jornada. O mais difícil é entender que errou, mas o mais importante é dizer o sim. A reintegração começa dentro de vocês”, declarou.

Para o Tenente Coronel de Polícia Militar, Marcelo Moura, comandante do 8º Batalhão de Operações Especiais de Polícia (Baep) de Presidente Prudente, as oportunidades oferecidas pela unidade são ocasiões para que os reeducandos mostrem sua capacidade. “É preciso ter vontade, garra e resiliência, motor para quem quer conquistar alguma coisa na vida”, aconselha.

O Procurador do Estado, José Maria Zanuto, da Procuradoria Regional de Presidente Prudente, também esteve presente na solenidade. “A Jornada tem nome perfeito porque está à serviço do cidadão. Vocês estão aqui de passagem, aproveitem para fazer esse investimento, acreditar e se prepararem para o futuro. Que possam ser exemplos de vida”, disse.

A emoção é o sentimento despertado em cada Jornada visitada, segundo a Juíza Luciana Amstalden Bertoncini, do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim) da 5ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) de Presidente Prudente.

“Fico bastante tocada pelo trabalho que vejo aqui e feliz em ver todos os órgãos e entidades juntos em um objetivo comum, que é a ressocialização. Desejo que os senhores (reeducandos) acreditem nessa transformação”, afirmou.


Comunidade
Representantes de diversos órgãos da comunidade estiveram na Jornada da Cidadania do CR de Presidente Prudente, tais como: Procuradoria Regional de Presidente Prudente, Defensoria Pública Estadual, Força Tática do 18º Batalhão de Polícia Militar, Centro Paula Souza – ETEC Antônio Eufrásio de Toledo, Central de Atenção ao Egresso e à Família (CAEF), Célula de Referência Técnica da Região Oeste, SENAC Presidente Prudente, Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Regional de Presidente Prudente, Escola Estadual Vereador Pedro Tófano, Serviço de Acolhimento para População em Situação de Rua (SAPRU), Associação Filantrópica de Proteção ao Cegos de Presidente Prudente, o artista plástico João Célio da Silva Filho, o cantor e compositor Murilo Altafini, Pastoral Carcerária e Igreja Universal.

Perfil

O CR foi inaugurado em 2002 e faz a custódia de presos provisórios e ao cumprimento de penas privativas de liberdade em regime fechado, em regime semiaberto ou em prisão civil.
Os reeducandos provisórios, condenados em regime fechado e, condenados/progredidos em regime semiaberto, possuem perfil diferenciado, isto é, são réus primários, sem indícios de envolvimento com organizações criminosas, cujos familiares residam na região e que não possuam registro de falta disciplinar de natureza grave.

Siga nossas redes sociais no Instagram Facebook participe da nossa comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar