Administração Paulo Boaventura (2021 -2024)

Castilho inicia coleta de opiniões para realizar Conferência Municipal de Saúde

Cidadãos de qualquer parte do município podem participar enviando suas opiniões através de formulário simples e rápido disponível na internet e também nas UBSs. Vídeos esclarecem dúvidas e reforçam convite à participação que deve ocorrer até a próxima segunda-feira, dia 24

A Secretaria de Saúde do Município de Castilho iniciou oficialmente nesta segunda-feira, dia 17 de maio, o cronograma para divulgação e realização da 7ª Conferência Municipal de Saúde. A estratégia que acontece em todas as esferas de Governo (municipal, estadual e federal), visa analisar as realidades individuais de cada região e traçar metas de ação que devem ser implementadas nos próximos quatro anos de governo (2022/2025).

A ideia desta iniciativa é que toda a sociedade (profissionais de saúde, gestores e principalmente os usuários do SUS) se mobilize apresentando propostas de melhorias em 04 temas principais:

  1. O que esperar do SUS tanto no enfrentamento quanto no período pós-pandemia?;
  2. Quais tipos de serviço devem ser oferecidos pelo Município dentro de suas responsabilidades?;
  3. Qual a importância e papel dos profissionais de saúde para promover a qualidade, quantidade e devida humanização dos serviços prestados à comunidade?; e,
  4. Qual é o papel dos cidadãos nas ações de saúde nos casos de doenças transmissíveis e evitáveis?

Para dar a início a este processo, o prefeito Paulo Boaventura gravou um vídeo explicando a importância da participação de todos nesta Conferência, aproveitando também para explicar como ocorrerá o processo que, em virtude da pandemia do coronavírus, não pode ocorrer com a presença de público.

PARTICIPAÇÃO VIRTUAL – De hoje (17) até a próxima segunda-feira, dia 24 de maio, qualquer cidadão poderá contribuir com suas sugestões e comentários baseados nos 04 temas centrais da Conferência sem precisar sair de casa. Para que isso possa acontecer, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um Formulário Online com vídeos explicativos, as perguntas relacionadas a cada eixo-temático e os respectivos espaços para que os cidadãos possam opinar. O processo é bastante simples, prático e rápido, tomando apenas alguns minutos de cada internauta. Para participar, basta acessar o link da 7ª Conferência Municipal de Saúde, assistir aos vídeos e apresentar suas sugestões.

Apesar da internet estar cada vez mais presente dentro dos lares das pessoas e promover muitas comodidades, o prefeito Paulo Boaventura reconhece que nem todos tenham acesso ou facilidade de utilizá-la. Por isso, ele determinou que os formulários impressos também estejam disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Hospital e Laboratórios de Análises Clínicas. O mesmo também pode ser solicitado neste período de 17 à 24 de maio, a qualquer Agente Comunitário de Saúde, que será entregue ao usuário que deseja se manifestar.

A Secretária Municipal de Saúde, Márcia Zoteli, destaca que apesar da participação popular não ser obrigatória, ela é de extrema importância para que as autoridades municipais realizem um planejamento de ações e programas mais adequados à realidade e necessidades locais.

Sem a opinião dos usuários do SUS, que são aqueles que conhecem suas dificuldades e reais necessidades, fica difícil elaborarmos um planejamento eficiente e que atenda às expectativas populares dentro das atribuições que competem ao Município dentro do Programa Nacional de Saúde Pública. Por isso, apelamos a todos que tirem um tempinho no seu dia para responder e nos enviar este questionário, pois é tudo muito simples e rápido”, convida Márcia.

PRÓXIMA ETAPA – Esta primeira fase que envolve uma participação popular mais ampla, é chamada de pré-conferência e tem o objetivo de coletar as informações que serão analisadas e agrupadas de acordo com as respectivas prioridades de cada eixo-temático. O passo seguinte será a realização propriamente dita da 7ª Conferência Municipal de Saúde, que também ocorrerá de forma virtual, reunindo representantes da sociedade em uma reunião online destinada a discutir, definir prioridades e aprovar cada proposta de ação. Este processo está marcado para o próximo dia 18 de junho, das 12h30 às 17h30hs. O resultado final desta importante discussão, apresentará os resultados apurados em Castilho para o tema central da Conferência deste ano, que é: “A consolidação do SUS para manutenção do direito à Saúde – O SUS que temos e o SUS que queremos”.

VÍDEOS – Para explicar aos cidadãos a importância desta Conferência e seus efeitos na Saúde Pública pelos próximos 04 anos de Governo, além do prefeito Paulo Boaventura, a articuladora da Secretaria Estadual de Saúde lotada na Regional de Araçatuba – Maristela Marinho; a secretária municipal de Saúde – Márcia Zoteli; a Coordenadora de Planos Metas e Políticas de Saúde – Beatriz C. S. Moreira; e a Agente de IEC – Samantha Del Negro, gravaram vídeos explicando cada tema que será discutido nesta primeira etapa do processo. Tais vídeos podem ser acessados tanto no próprio Formulário Online para participação da Conferência, quanto no Canal Oficial da Prefeitura de Castilho no Youtube, acessando a playlist: https://www.youtube.com/channel/UCMibC4POVeRkJiXAozngsxw/playlists.

Assessoria de Comunicação 

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar