REGIÃO
Escola Agrícola de Andradina está conectada à internet via satélite de Elon Musk
A expressão popular brasileira “tá na roça” é usada corriqueiramente para fizer sobre a pessoa que “está com problemas”. Mas agora, em Andradina “estar na roça” quer dizer estar conectado ao mundo inteiro. Pelo menos para os 200 alunos da Escola Agrícola “Sebastiana Rodrigues de Moraes”, uma das mais importantes instituições de ensino tecnólogo agrícola do Sudeste e Centro Oeste brasileiro.
O sinal de internet via satélite Starlink, da SpaceX, foi ativado na escola localizada próximo ao distrito de Planalto, entre os municípios de Andradina e Murutinga do Sul. O serviço criado pelo CEO e fundador da empresa, Elon Musk, foi disponibilizado aos alunos e professores do colégio por meio de uma ação pessoal do empresário Mário Celso Lopes sem qualquer custo adicional para ser uma fermenta de estudos e conexões pessoais para os alunos, em sua maioria internos e vindos de toda a parte do Brasil.
“É um investimento no futuro desses alunos. Eu me realizo ao saber que estão conectando as escolas e esses jovens é abrir um caminho extraordinário para o universo do conhecimento”, disse o empresário.
Segundo o diretor da ETEC, Márcio Torrente, a ferramenta tecnológica mudou bastante a vida na escola, com um acesso a inter4net de qualidade que melhorou o acesso a informações pertinentes ao curso e também a conexão dos alunos a suas famílias. “Temos alunos de todas as partes, principalmente de Goiás e do Mato Grosso do Sul, que encurtam as distancias entre as famílias que só conseguem ver em algumas oportunidades por ano. Só temos a agradecer ao empresário que foi um verdadeiro benfeitor desses alunos ”, disse Torrente.
A velocidade do sinal de internet ativada na escola é maior do que a rede de internet móvel 4G e a Starlink, uma empresa que está levando a realidade da internet a lugares longínquos, utilizando mais de 900 satélites, viabilizando a comunicação via internet a muita gente.
INTERNET VIA SATÉLITE
Já disponível no Brasil, a internet via satélite já existia era possível, mas com alto custo e instalações complicadas. Por sua vez, a Starlink facilita esse trabalho e simplifica a conexão, através do seu kit que inclui a Starlink, um roteador Wi-Fi, uma fonte de energia, cabos e uma base.
A internet da Starlink funciona ao enviar informações através do vácuo do espaço, onde ela viaja muito mais rápida do que em cabos de fibra óptica e pode alcançar pessoas e locais muito mais distantes.
A Starlink se tornou móvel com um novo recurso de portabilidade. Agora, os assinantes da Starlink poderão levar sua antena para qualquer lugar do continente que ofereça cobertura de internet pelo satélite. Na prática o sistema pode ser usado em diferentes lugares, não ficando mais restrito a um único endereço fixo. Um avanço na tecnologia ainda mais levando em conta um número crescente de trabalhos à distância que foram criados pela pandemia.