POLICIAL
Agosto Lilás – Promovendo o Combate à Violência contra a Mulher
No mês de agosto, a sociedade volta seu olhar para uma causa muito importante, denominado “AGOSTO LILÁS”, que tem os objetivos de conscientizar a população e combater à violência doméstica e familiar contra a mulher. Este período é marcado por uma série de ações e eventos que visam não apenas informar, mas também mobilizar a população sobre esse grave problema que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.
A cor lilás foi escolhida como símbolo da luta pela igualdade, respeito, dignidade e pelo fim da violência, representando a força e determinação das mulheres na busca por uma vida livre de medo e abusos.
Durante todo o mês, a sociedade em geral se une para realizar uma série de atividades e ações, como palestras, seminários, workshops e campanhas nas redes sociais, com o intuito de informar sobre os diferentes tipos de violência que as mulheres enfrentam: violência física, violência psicológica, violência sexual, violência patrimonial e violência moral, previstas na Lei n. 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha.
Além disso, o “Agosto Lilás” também busca orientar as mulheres sobre seus direitos e as medidas de proteção disponíveis, incentivando a denúncia de casos de violência e a busca por ajuda. É essencial que a sociedade compreenda que a violência contra a mulher não é uma questão privada, mas um problema social que requer ações efetivas e colaborativas para ser superado.
Neste mês, a Polícia Militar do Estado de São Paulo está desenvolvendo a “Operação Shamar” (que em hebraico significa proteger/cuidar/zelar…), reafirmando o compromisso com a defesa das mulheres, com a intensificação da fiscalização das medidas protetivas impostas pelo Poder Judiciário. As visitas na Primeira Companhia de Andradina (Andradina, Castilho e Nova Independência) estão sendo realizadas pela Patrulha Maria da Penha, com policiais militares que foram capacitados para um atendimento humanizado às vítimas.
Lembre-se: se o crime estiver ocorrendo, ligue ou peça para familiares, amigos, vizinhos ligarem 190, ou dependendo da situação, a denúncia pode ser feita pelo telefone 180 (Central de Atendimento à Mulher), que registrará a denúncia e encaminhará aos órgãos competentes.
Capitão PM Diogo Araujo
Comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar de Andradina
E-mail: 28bpmi1cia@policiamilitar.sp.gov.br
Participe da comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.