REGIÃO
Saúde de Castilho leva atendimento médico e farmácia para UBS e zona rural
Todo processo deverá ser concluído em 2023, para suprir as demandas de mão de obra qualificada a Prefeitura deverá ‘lançar’ um concurso público ainda no primeiro semestre. A Secretaria de Saúde de Castilho iniciou um processo de descentralização, visando maior agilidade e conforto aos munícipes.
O objetivo é levar para as UBSs tanto urbana quanto a zona rural, os atendimentos que hoje são realizados no CIS (Centro Integrado de Saúde). De acordo com o Secretário de Saúde, Demilson Cordeiro, já foi realizado a descentralização dos atendimentos médicos.
“Montamos uma equipe exclusiva para cada UBS com médico, enfermeiro e técnico em enfermagem, o objetivo é criar um vínculo entre paciente e equipe, consultas e pós consultas serão realizados com o mesmo profissional”, afirmou o Secretário.
Outro diferencial dessa transformação é o atendimento da farmácia municipal, que será realizado nas UBS. “O paciente vai ser atendido e quando terminar sua consulta já vai ‘pegar’ o remédio no mesmo lugar. Estamos implantando. É algo burocrático, mas já iniciamos todo os trâmites”.
A UBS que fica no Assentamento São Luiz deverá ser a primeira a receber uma ‘unidade’ de atendimento e dispensação de medicamentos.
“Essa unidade está com processo mais adiantado e trabalhamos para que em breve seja o primeiro ponto de atendimento farmacêutico”.
O que muda?
Hoje as consultas são realizadas e no caso de receituário, toda população tem que se locomover a farmácia municipal que fica no CIS, com o novo modelo, cada bairro (UBS) vai ter sua própria farmácia.