REGIÃO
Menina de 6 anos recebe aparelho sonoro e escuta pela primeira vez
Pela primeira vez desde o seu nascimento, Emanuelly Cristina Vieira Mendes, 6 anos, conseguiu ouvir o mundo ao seu redor, por meio de um aparelho de amplificação sonoro individual (AASI). Em vídeo gravado pelos profissionais do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Pariquera-Açu, Manu, como é chamada carinhosamente, tem o aparelho inserido pelo pai. Surpresa com os primeiros sons que ouve, a menina sorri, bate palmas e acena empolgada para as pessoas em volta. A informação é da Agência SP.
A criança é uma das 2,3 mil pessoas atendidas com cuidados de saúde auditiva no serviço do Governo de São Paulo desde 2017. O AME, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, já entregou aparelhos para crianças, adultos e idosos. “Por meio do trabalho da equipe multidisciplinar, o serviço garante ao paciente o atendimento integral e compartilhado com a rede, visando a qualidade de vida social, laboral e o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes”, comenta a supervisora multiprofissional do AME, Adriana Fernandes.
A criança mora com a família no município de Juquiá. O pai também possui deficiência auditiva. A condição de Manu foi identificada pelas educadoras da escola, ao perceberem a falta de retorno da menina quando eram realizados testes de interação.
Desconfiados do comportamento de Manu, a responsável por intermediar o caso da garota para o serviço de saúde foi a professora Raissa de Oliveira Souza, que compreendeu o contexto familiar no qual a criança estava inserida, já que os parentes consideravam o desenvolvimento da menina como adequado para a idade.
Raissa relata que, apesar da inserção do aparelho auditivo ser recente, já percebe mudanças na forma de comunicação de Manu. “Percebi ela tentando falar mais, do jeito dela, mas isso já é uma evolução. O que desejamos é que ela consiga realmente ter eficácia no tratamento e tenha um desenvolvimento pleno.”
Sobre o AME Pariquera-Açu
O AME atende aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 15 municípios da Departamento Regional de Saúde (DRS) de Registro, beneficiando uma média de 285 mil habitantes dos municípios de Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro e Sete Barras.
Implantado em 2014, o serviço é um grande avanço para a região que dependia de serviços especializados nos grandes centros como São Paulo. Para a supervisora da instituição, o AME trouxe grandes impactos para a região. “Vemos a otimização dos recursos públicos com os gastos de deslocamento dos pacientes, e um cuidado com a população que demanda além do olhar clínico.”
Siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook participe da nossa comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias da região de Araçatuba do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.