REGIÃO

Dezembro Vermelho: São Paulo intensifica ações de prevenção ao HIV/Aids com testes rápidos e campanhas de conscientização

O mês de dezembro marca uma nova edição da campanha Dezembro Vermelho, uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A informação é do Roni Paparazzi e Foto: Secretaria da Saúde/Governo de SP.

Neste ano, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) promove uma série de atividades em todos os municípios paulistas, com destaque para a Campanha “Fique Sabendo”, que oferece testes rápidos de HIV e sífilis por punção digital, além de outras formas de prevenção.

De acordo com Rosa Alencar, diretora adjunta do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS (CRT) da SES, “a redução de 28% na taxa de incidência da Aids em São Paulo nos últimos dez anos é um reflexo direto do investimento contínuo em ações de prevenção e acesso ao diagnóstico precoce”.

A campanha também busca desmistificar conceitos errados sobre o vírus, como:

  • Mitos e Verdades: Crianças podem ter HIV? Sim, por transmissão vertical. HIV pode ser prevenido? Sim, com preservativos e tratamentos adequados.
  • Prevenção: Uso consistente de preservativos, PrEP e PEP, equipamentos de injeção descartáveis e testagens periódicas.
  • Direitos: Garantia de acesso à saúde e tratamento para pessoas vivendo com HIV/Aids.

Até junho de 2024, São Paulo registrou 2.912 casos de HIV. A campanha Dezembro Vermelho reforça a importância da informação, prevenção e tratamento para reduzir esses números.

Siga nossas redes sociais no Instagram Facebook participe da nossa comunidade do Canal Roni Paparazzi no Whatsapp e receba as principais notícias da região de Araçatuba do dia direto no seu celular.  Clique aqui e se inscreva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar