POLICIAL
Deic prende oito e desmonta central especializada em golpes com falsos empréstimos
Policiais Civis do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam em flagrante, nesta segunda-feira (5), oito pessoas de uma quadrilha especializada em aplicar golpes de empréstimos no bairro da Consolação, no centro de São Paulo. Os dois homens, de 20 e 52 anos, e as seis mulheres, com idades entre 21 e 33, utilizavam o escritório de um prédio comercial na região para fazerem as ligações e enganarem as vítimas.
Os policiais passaram a investigar o esquema após denúncias anônimas e descobriram o endereço onde os suspeitos atuavam. Desde o ano passado, ao menos 25 pessoas foram vítimas e registraram boletim de ocorrência relatando o golpe.
No imóvel, alugado pelo grupo para aplicar a fraude, os policiais flagraram as oito pessoas falando ao celular. Ao perceberem a chegada da polícia, elas tentaram fugir e jogaram parte dos telefones e um computador pelas janelas para esconder o delito, porém, foram detidas.
Os suspeitos, se passando por representantes de instituições financeiras, ofereciam empréstimos vantajosos, mas exigiam o pagamento de taxas para a aprovação do contrato. Alguns dos integrantes da quadrilha confessaram que eles eram contratados por uma mulher para fazer as ligações, mas não informaram o contato.
Na ação, foram apreendidos 1 notebook e 27 telefones, danificados no momento do flagrante, 6 chips de celular, 6 cartões de acesso ao prédio e várias anotações de um manual sobre como abordar a vítima da forma correta.
Os oito integrantes foram presos em flagrante pelo crime de associação criminosa e conduzidos à 2ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) do Deic.