Administração Paulo Boaventura (2021 -2024)

Castilho elabora propostas ambientais que começam a ser implantadas neste ano

Visando implementar em Castilho um planejamento ambiental mais eficiente e incomparável a qualquer outro plano realizado na história do município, o prefeito Paulo Boaventura formalizou no final da tarde desta segunda-feira, 02, a assinatura de contratos com empresas especializadas na elaboração de várias propostas que vão de encontro aos objetivos do Programa Estadual Município Verde Azul (PMVA) e com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305/2010).

Segundo ele, o objetivo dos trabalhos que serão realizados em conjunto pelas empresas, secretarias e departamentos municipais, é assegurar que Castilho obtenha, já no início do próximo ano, evolução na nota do PMVA, assegurando o respaldo do Governo Paulista na preferência para liberação de recursos ambientais destinados aos municípios que cumprem as metas do programa.

Até agora, Castilho manteve a pontuação mínima no Programa Município Verde Azul. Com essa iniciativa inédita do prefeito Paulo Boaventura, nossa meta é evoluir a nota de Castilho no programa, rumo à qualificação. Com melhor desempenho nas ações ambientais, Castilho irá promover melhoria na qualidade ambiental e atender as premissas ambientais do Estado”, explica a engenheira ambiental e sanitarista, Jéssica Afonso Gabriel, da J.A. Ambiental.

PLANEJAMENTO – Além da J.A. Ambiental, o prefeito Paulo Boaventura assinou contratos com a CGF – Assessoria Ambiental e Planejamento Agropecuário, para elaborar o Plano de Coleta Seletiva de Castilho, tornando eficaz o sistema de gestão dos recicláveis, promovendo além de benefícios ao meio ambiente, também benefícios na questão social, possibilitando agregação de renda junto às famílias cooperadas; e com a ECASP – Engenharia e Consultoria Ambiental Sanitária, para revisar o Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Castilho, que se encontra desatualizado e em descumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

No encontro realizado na tarde desta segunda-feira, os representantes das empresas elencaram as propostas, que vão desde incrementos ao recém lançado programa Campo Acolhedor, até uma completa reformulação das estratégias de atuação da Cooperativa de Reciclagem, visando a implantação efetiva de um programa de destinação correta dos Resíduos Sólidos do município.

As ações também englobam questões relacionadas à arborização urbana, conservação de solo, programas de educação ambiental desenvolvidos junto à rede municipal de ensino e projetos sociais.

O resultado deste imenso trabalho pioneiro no município deverá ser apresentado à população castilhense até o final deste ano.

Assessoria de Comunicação

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar