Regional

Santa Casa faz captação de órgãos de mulher de Mirandópolis vítima de AVC

Hojemais Araçatuba

A Santa Casa de Araçatuba (SP) foi palco de mais uma captação de órgãos, esta ocorrida no domingo (20), feita por equipes médicas de Sorocaba e São José do Rio Preto.

A doadora é uma mulher de 61 anos, de Mirandópolis, que estava internada desde o último dia 15 em consequência de um ACCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico).

Apesar do tratamento intensivo, o quadro clínico da paciente não evoluiu e a morte encefálica foi constatada por volta das 18h de sábado (19).

Os familiares dela foram informados pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante sobre a possibilidade de doação dos órgãos e autorizaram.

Captação

A captação ocorreu no domingo, sendo que o fígado foi coletado por equipe de um hospital de Sorocaba. Ele foi levado para ser transplantado em um paciente internado em São Paulo, que aguardava na fila de espera.

A mesma equipe captou os rins da paciente, que devem ser distribuídos a receptores compatíveis inscritos na lista de espera por transplantes.

A doadora também teve as córneas captadas. Nesse caso, o procedimento foi realizado pela enfermeira do Hospital de Base de São José do Rio Preto, Regiane Sampaio.

Aprovação

Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, essa foi 14.ª captação de órgãos realizada no hospital neste ano.

Segundo a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, em todos os casos de morte encefálica ocorridos desde janeiro, as famílias entrevistadas concordaram com a doação dos órgãos.

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar