Regional

Reclassificação do Plano São Paulo passa a ser mensal: piorou desce na fase vermelha

Hojemais Araçatuba

O Governo do Estado passa a fazer a requalificação das regiões pelo Plano São Paulo mensalmente e não mais quinzenalmente, como ocorria até agora. A informação foi passada pelo governador João Doria (PSDB) em pronunciamento no início da tarde desta sexta-feira (11), no Palácio dos Bandeirantes.

Outra novidade comunicada por ele, é que em caso de piora nos números relacionados ao controle da pandemia do coronavírus, a região nessa condição será imediatamente rebaixada da Fase Amarela para a Fase Vermelha, sem passar pela Laranja.

Nesta sexta-feira, todas as regiões do Estado foram elevadas para a Fase Amarela. A média semanal em São Paulo é de 200 óbitos e 7 mil casos diários de coronavírus.

Estabilidade

Segundo Doria, o Centro de Contingência da Covid-19 decidiu fazer as reavaliações do Plano São Paulo a partir do monitoramento por períodos mais longos devido à fase de estabilidade e regressão dos indicadores.

“Isso vai nos dar a segurança necessária para progredirmos nas regiões até a Fase Verde. Se houver piora, e aí chamo a atenção mais uma vez dos jornalistas presentes e que nos acompanham virtualmente, havendo piora significativa nos indicadores, manteremos a regra de rebaixamento imediato para a Fase Vermelha em qualquer região do Estado” , alertou.

Responsabilidade

Por estar suspenso o retorno para Fase Laranja, o governador explicou que passa a ser ainda maior a responsabilidade de prefeitos, prefeitas, secretários municipais de saúde e da própria população.

“Afinal, a população precisa se resguardar, se proteger obrigatoriamente, utilizar máscara ao sair de casa, seguir o distanciamento social de um metro e meio, lavar as mãos e usar álcool em gel. Isso vai evitar infecção, vai evitar internações e vai evitar óbitos”, argumentou.

Com a alteração no prazo de requalificação do Plano São Paulo, a nova reclassificação ocorrerá apenas em 9 de outubro. Assim, permanecem em vigor as regras adotadas atualmente em Araçatuba e região.

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar