Regional

Imprensa regional destaca exposição inédita do repórter Moisés Eustáquio em 10 cidades

O Jornal Folha da Região em Araçatuba divulgou na edição deste sábado 9, matéria sobre a Mostra Fotográfica que o repórter andradinense Moisés Eustáquio Oliveira do Jornal Impacto Online, vai realizar em dez cidades da região. Outras mídias da região vêm destacando a obra inédita.

O projeto ““Rios e Lagos Paulistas: Cores e Vida sob a Arte da Fotografia”, foi selecionado pelo Edital Nº 10/2019 do Programa de Ação Cultural – PROAC – “Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Exposições Inéditas de Artes Visuais no Estado de São Paulo”.

Todas as cidades escolhidas estão no contexto dos rios e a opção foi optar pelos municípios com mais atividades e atrativos do ponto de vista do autor. “A ideia do projeto surgiu ano passado, quando dava sequência ao projeto do livro “Rios do Oeste”, que estou elaborando e também já protocolado na Cultura do Estado, visando divulgar o potencial dos rios do extremo noroeste paulista.

“Como tenho um rico arquivo fotográfico decidi incrementar com a mostra fotográfica. O objetivo é transportar os rios para o universo urbano, porque muitos moradores dessas cidades sequer conhecem a geografia e as riquezas naturais aonde vivem. E optam pela frieza das “selvas de pedra”, avalia Eustáquio.

A mostra terá 50 imagens produzidas ao longo desses últimos anos. “A cada dia aprendo um pouquinho, quer fazendo fotos, pesquisando imagens na internet ou publicações do gênero envolvendo grandes nomes da fotografia. Ainda estou engatinhando e tenho uma longa estrada a percorrer”, diz o fotógrafo.

“Em relação ao projeto contemplado no PROAC fiquei muito feliz, claro, porque foi o primeiro da região nessa modalidade lançado pelo atual Governo Paulista. Na verdade, não tenha experiência em elaborar projeto desse gênero e para isso recorri à parceria do ex-secretário de Cultura de Andradina, Fernando Magno, quem tem vasta experiência nesse ramo”, relatou o autor.

“Acima de tudo agradeço a Deus, minha base de vida; à família; à parceria e lógico, à equipe de avaliação do PROAC que nos aprovou com nota 9”, ressalta. Andradina será a primeira cidade a receber a exposição, provavelmente ainda em dezembro. Dependerá apenas da liberação do recurso pelo Governo em conta específica e já aberta no BB.

O projeto ““Rios e Lagos Paulistas: Cores e Vida sob a Arte da Fotografia” também ocorrerá em Presidente Epitácio, Panorama, Castilho, Itapura, Ilha Solteira, Santa Fé do Sul, Sud Mennucci, Pereira Barreto e Valparaíso, num prazo de dez meses.

LIVRO RIOS DO OESTE

Simultaneamente, Eustáquio aguarda aprovação do Estado para iniciar o projeto do livro “Rios do Oeste”, que deverá ter incentivo do ICMS de empresas parceiras, entre elas a Poty Cia de Bebidas, de Potirendaba.
Empresas locais também vêm sendo sondadas para patrocinar a obra, que infelizmente, não foi possível pela antiga Lei Rouanet. “O livro vai abordar a importância dos rios de nossa região e acredito ser uma obra de extrema importância, por envolver o item “água”, essencial para vida. Espero o aporte financeiro de empresas da região em especial, porque simplesmente irão reverter parte do imposto para o projeto, sem mexer no orçamento”, concluiu o fotógrafo.

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar