Andradina

Andradina mobiliza ações de conscientização na Semana Nacional de Trânsito

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana do Governo de Andradina realizou, na manhã desta quinta-feira (19), no anfiteatro do Centro Cultural palestra de conscientização em alusão a Semana do Trânsito que acontece de 18 a 25 de setembro.

As ações que vão até outubro e abrangem diversos setores, também estão voltadas para alunos do ensino médio das escolas estaduais e particulares e os alunos dos 5º anos do ensino fundamental da rede municipal, com o objetivo de inserir valores de boas práticas para um trânsito mais seguro e ainda para que os jovens se tornem multiplicadores.

Para o secretário da pasta, José Henrique Pastorelli a lição vale para todos, motoristas, ciclistas e pedestres. “Em Andradina os itens de segurança em nossas ruas são atualizados todos os dias, principalmente para pedestres, porém um ambiente mais seguro depende da atenção redobrada de todos nós. Os alunos estão recebendo várias orientações de modo que se tornem agentes de fiscalização com uma grande dose de civismo que levarão para toda vida”, comentou.

O instrutor de trânsito, 1º Sgt. PM Fernando Ramos Vieira, falou sobre as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as ações integradas entre a sociedade e o poder público, federal, estadual e municipal para reduzir acidentes.

“Ano passado Andradina registrou 600 acidentes. Neste ano só no primeiro semestre já foram registrados 304, sendo 13 só na Avenida Guanabara. A meta é conscientizar nossa sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável, de valorização da vida, focando no desenvolvimento de posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir a todos”, comentou Vieira.

Este ano com o tema “Quem faz o trânsito sou eu”, a Campanha em Andradina destaca a prioridade para pedestres, especialmente nas faixas, nas elevadas ou lombofaixas que dão preferência de passagem a pedestres. “Vale lembrar que está na Lei à preferência de passagem aos pedestres na faixa. O descumprimento gera multa e pontos na carteira de habilitação”, destacou o secretário.

A Semana Nacional do Trânsito faz parte da campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para 2019, prevista na Resolução nº 771/2019. Com o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, a ideia é propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. (As informações são da SECOM).

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar