Castilho

Águas Castilho orienta população sobre a importância do hidrômetro

Assessoria

A água percorre um longo caminho para chegar até as torneiras dos imóveis de Castilho, desde a captação até os hidrômetros. Esses aparelhos são muito importantes, pois são responsáveis pela precisão da medição do consumo de água de cada morador da cidade.

A utilização desse instrumento ajuda a conscientizar os consumidores sobre a importância do uso racional da água e a evitar vazamentos e desperdícios. O hidrômetro de água é um aparelho de precisão que mede e registra o consumo de água, servindo para uma cobrança justa, com base no que foi consumido pelo morador e deve ter selo do Inmetro.

É necessário que cada pessoa fique atenta com o cuidado do equipamento visto que violações, furtos ou adulteração podem levar a multas e até outras penalidades se for considerado crime.

Para evitar desperdícios e identificar possíveis vazamentos, é importante que a população faça também o acompanhamento do hidrômetro. A leitura do instrumento é simples. O equipamento tem seis números – quatro pretos e dois vermelhos. Para acompanhar o consumo em sua residência ou empresa, concentre-se nos dígitos pretos. Eles mostram quantos metros cúbicos de água foram consumidos. Um metro cúbico é equivalente a mil litros de água.

Quando o hidrômetro é compreendido e controlado, é possível ter mais consciência sobre a importância do uso racional da água e monitorar o próprio consumo.

No país, muitos municípios ainda não possuem um plano de hidrometração. Isso significa dizer que muitos não possuem um sistema de medição do consumo. E isso traz diversas consequências à população, como por exemplo, desperdício e, por conseguinte, a escassez de água.

A instalação deste equipamento deve ser feita sempre pela Águas Castilho e não tem custo para o cliente, execeto nos casos onde a troca seja solicitada pelo cliente.  No período de trocas sistemáticas, a empresa comunica os moradores com antecedência. Para mais informações, o cliente deve entrar em contato com a concessionária pelos telefones 0800 770 3195 e (18) 3741-9131.

Polêmica
Em algumas cidades existem o uso dos eliminadores de ar, equipamentos comercializados que prometem reduzir a conta de água, supostamente eliminando ou bloqueando o ar existente na rede de abastecimento de água. Porém, estes dispositivos não têm eficácia comprovada e podem trazer riscos à saúde pública e ao abastecimento.

A Águas Castilho adverte que o uso deste equipamento por não ser confiável sob os aspectos técnico e operacional. A instalação deste aparelho pode ocasionar tanto redução de vazão e de pressão – itens que são regulados por normas e a concessionária deve obedecer esses parâmetros – como possibilita a entrada de agentes contaminantes no fluxo de entrada do cavalete.

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar