Castilho

Jornal “Futuro em Nossas Mãos” acompanha alunos nas férias

Assessoria

O jornal escolar “Futuro em nossas mãos” – produzidos pelos próprios alunos da rede municipal de ensino, tem sido um grande companheiro até mesmo nas férias escolares. Muitos aproveitam para rever atividades que foram trabalhadas em sala de aula e agora usam o mesmo jornal para interagir com os pais ou irmãos.

Vários professores tem recebido fotos dos alunos mostrando que o jornal está presente nos mais diversos ambientes do lar, seja na sala, no quarto ou na cozinha sempre há um bom motivo para estarem atento as leituras pedagógicas e lúdicas.

A proposta desse projeto surgiu por indicação de alguns educadores durante os horários de formação. Foi planejado pela então coordenadora Ivone de Souza que levou até o secretário municipal de Educação, professor Mário Grespan Neto. Este, por sua vez, encampou a ideia dos educadores e apresentou à Prefeita Fátima Nascimento sobre a importância dos alunos terem acesso a essa ferramenta em sala.

O jornal escola “Futuro em Nossas Mãos” atende ao Ensino Fundamental com o objetivo de estimular a leitura e a escrita dos alunos. De acordo com Ivone Souza, os textos e reportagens do jornal são produzidos pelas crianças com o auxílio dos professores, desenvolvendo assim o incentivo à produção dos gêneros textuais exigidos nas matrizes curriculares. “Ao ver seus textos nos jornal, as crianças ficaram muito surpresas e felizes”, diz.

O nome do Jornal é de autoria da aluna Mariane, do 4 ano azul, da escola Youssef Neif Kassab – aluna da professora Lidiane Martins. A escolha do nome foi definida após um concurso entre os alunos das escolas do Ensino Fundamental.

“Incentivar a leitura é formar leitores bem sucedidos, críticos e atuantes. E nosso maior objetivo é que o jornal escolar nos ajude nesse processo”, conclui Ivone.

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar