Regional

Bispo faz visita pastoral em paróquias

Assessoria

O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy visitará três paróquias de três municípios da Diocese de Araçatuba este mês. Dom Sergio estará paróquias em Araçatuba, Andradina e Birigui presidindo missas, conversando com os fiéis nas comunidades e ainda visitando autoridades e espaços referenciais das paróquias, como hospitais e trabalhos sociais.

A próxima visita pastoral agendada começa nesta quinta-feira (3) e termina no domingo (7), na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Araçatuba. Dom Sergio dá início à visita com uma missa presidida na Comunidade São José, no bairro do mesmo nome, às 19h30.

Na sexta, Dom Sergio, acompanhado do pároco local, padre Valdir Silvestre, visita famílias e enfermos da paróquia e preside Santa Missa na Comunidade Santa Teresa de Calcutá, no bairro Porto Real, às 19h30, onde também fará a bênção do terreno onde será construída a capela da comunidade.

No sábado, o bispo tem encontro com as crianças e jovens da catequese , bem como com agentes de grupos, pastorais e movimentos. Ele preside ainda uma missa na Comunidade São Francisco de Assis, no bairro Mão Divina. A visita é concluída com a missa jubilar, no domingo (7), ás 9h30, na Paróquia São Paulo Apóstolo, que fica no bairro Planalto.

ANDRADINA

No dia 10 tem início a visita pastoral do bispo diocesano na Paróquia São Sebastião, em Andradina. Ela dura até o domingo (14). Dom Sergio será acolhido pelos fiéis e pelo pároco local, Sebastião Gonçalves, em Santa Missa na paróquia no dia 10, às 19h30.

Na quinta, dia 11 e aniversário da cidade, Dom Sergio visita instituições, espaços públicos da cidade e as comunidades. À noite, ás 19h30, será presidida a Santa Missa em louvor aos 82 anos do município.

Na sexta-feira (12), Dom Sergio visita autoridades e hospitais, bem como preside missas em comunidades da zona rural. No sábado, Dom Sergio se encontra com catequizandos, familiares de padres nascidos no município e preside missa na Comunidade Santo Expedito.

No domingo (14), último dia, Dom Sergio faz retiro com os fiéis e conclui a visita pastoral com Santa Missa na paróquia às 19h30.

Está marcada ainda a visita pastoral na Paróquia Santa Clara de Assis, em Birigui, entre os dias 24 e 28 de julho. A programação ainda está sendo preparada. Essa será a última visita pastoral marcada para 2019, sendo que Dom Sergio já visitou, em maio, a Paróquia São Francisco de Assis, em Araçatuba.

ORIGEM

As visitas pastorais são obrigações atribuídas aos bispos diocesanos. De acordo com o cânon 396 do Código de Direito Canônico, os bispos devem visitar, anualmente, pelo menos parcialmente sua diocese “de modo que visite a diocese toda ao menos cada cinco anos”.

Ainda conforme o código, estão sujeitas à visita pastoral “as pessoas, as instituições católicas, as coisas e lugares sagrados que se encontram no âmbito da Diocese” (cânon 397);

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar