Regional

Ministério da Saúde classifica atendimento de Nova Independência com notas máximas

Assessoria

Pouquíssimo tempo após ser inserido entre os municípios paulistas com menor risco de colapso financeiro devido à eficiência do controle interno do Orçamento, o município de Nova Independência divulga uma nova conquista de âmbito Estadual, agora, na área de Saúde.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Elen Cristiane Bifi Miranda, os funcionários que atuam nas duas equipes do programa Estratégia Saúde da Família (ESFs) e NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, atingiram nota máxima do PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

O PMAQ é um programa do Ministério da Saúde cujo objetivo é incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do seu território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho destes profissionais. Aqueles que mais se destacam, elevam o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes, obtendo benefícios diretos para os cidadãos e reduzindo a pesada carga de investimentos que os municípios são obrigados a assumir na área de Saúde Pública.

O programa foi lançado em 2011 e, em 2017, iniciou seu 3º Ciclo com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica, incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas.

“A Diretoria Municipal de Saúde realizou a adesão das 02 equipes de ESFs e NASF. Em setembro de 2018 foi realizada a avaliação externa por uma equipe da UNICAMP contratada pelo Ministério da Saúde. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 20 de maio de 2019, onde as equipes de saúde NASF e ESFs foram classificadas com os conceitos ‘ÓTIMO e MUITO BOM’”, explica Elen Bifi.

Em entrevista à nossa equipe, a Secretária destacou a administração da prefeita Thauana Duarte (PSDB) ‘que não tem medido esforços em oferecer o melhor atendimento de saúde à população’.

A Chefe do Poder Executivo também comemorou a conquista, porém, creditou a classificação de excelência que colocou Nova Independência entre os municípios de melhor qualidade no atendimento à população, tanto à Secretária Elen quanto aos profissionais de Saúde de Nova Independência. Para Thauana, é a união de todos: administração, servidores, câmara municipal e população, que têm feito a verdadeira diferença no avanço do desenvolvimento da cidade.

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar