Andradina

População de Andradina conta com água de qualidade afirma empresa de abastecimento

Assessoria

As organizações Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Artigo 19, Instituto Ethos e Conectas apresentaram na última edição do Fórum Mundial da Água que 34 milhões de brasileiros não tem acesso à água potável. Em Andradina, esse cenário é diferente quem afirma é a concessionária Águas Andradina.

A qualidade da água presente no dia a dia dos andradinenses é verificada de forma sistemática e criteriosa pelos técnicos da Águas Andradina, da captação ao abastecimento.Antes de chegar nas torneiras dos 22,5 mil imóveis da cidade, por meio de mais de aproximadamente 250 quilômetros de rede de distribuição, a água recebe um tratamento com hipoclorito de sódio (cloro) e um ácido fluossilícico para fluoretação. A dosagem desses produtos segue rigorosamente os critérios do Ministério de Saúde. O flúor é um mineral que ajuda no fortalecimento do esmalte do dente, principalmente, na infância. Já o cloro é um agente bactericida. O gosto e cheiro dessa substância garantem a eficácia no tratamento para uma água livre de contaminações.

Para medir a qualidade, são coletadas amostras nos 43 poços ativos, nas saídas de tratamento e nas redes de distribuição e encaminhadas para um laboratório especializado, próprio da Águas Andradina. São realizadas cerca de 2,6 mil provas físico-químicas e 630 análises bacteriológicas por mês para monitorar aspectos como presença de cloro, flúor, pH, turbidez, cor, coliformes totais Escherichia Coli e bactérias heterotróficas. Os resultados mostram que a concessionária atende todos os parâmetros exigidos pela Portaria 05/2017 do MS – que define os procedimentos de controle e de vigilância da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

A Águas Andradina alerta que para garantir a qualidade da água é preciso que os moradores cuidem de suas instalações internas como limpar os reservatórios residenciais a cada seis meses e, se caso utilizar filtros, é necessário manter a limpeza de acordo com as orientações do fabricante.

Para ter acesso ao resultado dessas análises, a população pode consultar a  fatura mensal e o  Relatório de Qualidade,  divulgado anualmente pela concessionária. Mais informações no site https://www.iguasa.com.br/aguas-andradina/.

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar