Regional

CURSOS DE TEOLOGIA NA DIOCESE DE ARAÇATUBA RETOMAM ANO LETIVO

Assessoria

Os cursos de Teologia para leigos oferecidos pela Diocese de Araçatuba retomaram suas atividades neste mês em Araçatuba e Birigui. Ao todo, mais de 300 fiéis retomaram os estudos sobre a Igreja e a fé.

Em Araçatuba, o curso existe desde 1994 e retomou o ano levito no dia 1º. Cerca de 200 alunos, sendo ao menos 130 novos, se reúnem mensalmente no prédio do Unisalesiano, no Centro, para os estudos sobre a liturgia, a moral, a história da Igreja, os sacramentos e outras disciplinas, as quais são ministradas por padres atuantes na diocese.

Conforme o coordenador do curso de Teologia para leigos em Araçatuba, o vigário-geral diocesano, padre Charles Borg, o curso prepara o leigo para assumir o seu protagonismo na Igreja. “O nosso curso de Teologia tem por intuito habilitar o leigo para assumir uma presença marcante e transformadora, sob a ótica da fé, no mundo”, afirma.

Conforme Borg, os leigos se inscrevem nas paróquias, as quais recebem as vagas da coordenação do curso, e têm por compromisso estarem mensalmente no curso de Teologia.

MATURIDADE

Em Birigui, o curso foi retomado no dia 6 de fevereiro. A abertura foi marcada pela Santa Missa presidida pelo bispo diocesano no convento Nossa Senhora de Fátima, onde ocorre a formação de 120 leigos. No município, as turmas são separadas por matérias, as quais são ministradas também pelos sacerdotes.

Para d. Sérgio, o curso colabora na maturidade na fé. “O curso possibilita a interação entre irmãos, o estudo e a formação. A fé precisa ser sempre refletida e aprimorada. Nosso povo diocesano tem participado com entusiasmo”, conclui.

As vagas para o curso de Teologia são distribuídas no final de cada ano para todas as paróquias da Diocese, as quais selecionam os seus leigos. Em Araçatuba ocorrem as inscrições para a maioria das outras cidades da Diocese, posto que Birigui atende os municípios mais próximos daquela região pastoral. O curso têm duração de três anos.

Fotos: Cláudio Henrique/Assessoria de Imprensa da Diocese de Araçatuba (em Araçatuba)

Pastoral da Comunicação/Imaculada Birigui (Em Birigui)

Mostre mais

Artigos relacionados

Fechar